quarta-feira, 14 de abril de 2010

Biocombustível do Brasil deverá substituir 10% da gasolina mundial

Cana-de-açúcar gera "combustível limpo" e deverá susbstituir a gasolina/Foto: Maria Hsu

A produção de biocombustível brasileira deverá ser suficiente para substituir 10% de toda a gasolina consumida no mundo. A conclusão foi feita por especialistas, em 28 de novembro, durante o Workshop Instrumentação e Automação Agrícola e Agroindustrial na Cadeia Cana-Etanol realizado na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Paulo. Mas para que essa tendência vire realidade, é necessário que a tecnologia adequada esteja no campo e na própria planta, a cana-de-açúcar.


Para atingir a meta dos 10% da gasolina mundial, o país precisaria cultivar cerca de 35 milhões de hectares de cana-de-açúcar. Atualmente, cultiva seis hectares."Mas, com a introdução das novas tecnologias no campo, seja em instrumentação e automação agrícola ou na pesquisa genômica da cana-de-açúcar, esse número poderá cair para 20 milhões de hectares ou menos. Por isso, é fundamental identificar as principais necessidades de pesquisa para que possamos nos consolidar como o maior produtor mundial de etanol", destacou Luís Augusto Barbosa Cortez, professor da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas.

Já o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana ressaltou que a agricultura e a ciência brasileira estão juntas neste momento em que o mundo discute os benefícios das energias renováveis. Segundo ele, parcerias dos setores público e privados também são fundamentais nesse aspecto, porque ajudam a alavancar o desenvolvimento do país. “A agricultura não vai avançar se não tiver a ciência ao seu lado”, completou.


Biocombustível gerado a partir da cana-de-açúcar como matéria-prima/Foto: stukinha

Para o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Castro, também é necessário definir estratégias para o crescimento do setor. Ele sugeriu a criação de novos institutos dedicados à pesquisa em cana-de-açúcar. Todavia, o Brasil lidera com larga distância as publicações de artigos científicos sobre o tema. Somente os trabalhos produzidos em São Paulo equivalem à produção norte-americana, que ocupa a segunda colocação mundial.

Os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de etanol, com o combustível produzido a partir do milho. O Brasil ocupa a segunda posição, com o álcool combustível derivado da cana-de-açúcar.

A cana-de-açúcar é composta de três partes importantes para a produção do biocombustível:

• Sacarose
• Palha
• Bagaço

A sacarose é a parte mais utilizada de todas, enquanto a palha e o bagaço não auxiliam tanto no processo de transformação para o biocombustível. "Trabalhar o conceito de cana-energia é o grande desafio da ciência hoje", finalizou o presidente da Embrapa.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/biocombustivel-do-brasil-devera-substituir-10-da

Um comentário:

  1. Para o biocombustível substituir apenas 10% da gasolina, é necessário plantar 35 milhões de hectares, umas vez que se utilizam somente 6 deles. O preço e o esforço para limpar o combustível, se mostram bem altos. E duas frases citadas na reportagem, exemplificam essa "lenda" que virou o biocombustível: "A agricultura não vai avançar se não tiver a ciência ao seu lado", "A agricultura não vai avançar se não tiver a ciência ao seu lado".

    ResponderExcluir