sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brasil fornecerá etanol e biodiesel à União Européia

A Comissão Européia (CE) implantou uma meta obrigatória em que em 2020 10% da energia consumida no continente deverá vir de fontes renováveis, com o intuito de combater o aquecimento global. Grande parte desta demanda será suprida pelo Brasil, com o fornecimento de etanol de cana e biodiesel de oleaginosas e sebo animal.



Quando começou-se a discutir esta meta para a redução de emissões, a União Europeia (UE) tinha a proposta não de aumentar o consumo de biocombustível, mas elevar a produção de energia eólica e solar.


No entanto, no dia 4 de Dezembro de 2008, os 3 poderes da UE (Comissão europeia – o braço executivo do grupo, Conselho – que reúne os governos, e Parlamento) bateram o martelo, chegando ao compromisso acima citado.


Os ambientalistas

Ambientalistas de todas as partes do mundo foram protestar contra o etanol e o biodiesel devido aos impactos sobre o uso do solo, apontando estes combustíveis como responsáveis pela alta dos alimentos e pela destruição de florestas em muitas regiões do planeta.


Em vista destas manifestações, decidiu-se nesta reunião da UE que para que seja considerado sustentável, o combustível brasileiro está proibido de ser produzido em áreas úmidas e de florestas. Tentou-se restringir também a plantação na área de cerrado, mas esta parte foi retirada do texto final.


A solução

Para serem enquadrados nas exigências de sustentabilidade e combate ao aquecimento, os biocombustíveis têm de garantir um mínimo de redução de efeito de gases estufa. Assim, a exigência estabelecida é que o álcool tem de reduzir as emissões em 35% ou mais quando comparado à gasolina, passando para 50% em 2017. As fábricas novas que entrarem em operação a partir de 2018 terão de reduzir as emissões em 60%.


Para o etanol brasileiro, é algo tranqüilo, pois no mínimo o produto reduz as emissões em 70% – o percentual pode chegar a 90%, segundo alguns especialistas.


O ideal seria que as pessoas não enxergassem como necessidade algo que muitas vezes é apenas um capricho - usar uma tonelada de metal para carregar 80kg de massa preguiçosa para realizar um trajeto que poderia ser feito de ônibus, trem, bicicleta, ou na pior das hipóteses, de táxi (quando a pressa for muito grande).




Mas em vista dessa necessidade em cada um possuir seu próprio veículo poluidor, ponto para o Brasil, que percebeu antes de todo mundo a necessidade de se desenvolver um combustível renovável (que foi boicotado na época do pró-álcool) e hoje volta com status de super-herói junto de seu irmão caçula, o biodiesel.

Um comentário:

  1. Mais uma vez o Brasil mostrando a sua superioridade, saindo na frente na redução das emissões mais do que o exigido e na percepção pioneira da necessidade de se desenvolver um combustível renovável! Que todos os países o plagiem!

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